Ansiedade – Parte 1
3 de março de 2018
Quando eu não gosto de alguém – O que pode estar por trás disso?
31 de março de 2018

Olá pessoal!

Dando continuidade a nossa série de vídeos sobre o tema Ansiedade, neste eu falo sobre a ansiedade na perspectiva da Terapia Cognitivo Comportamental e também sobre o Transtorno de Ansiedade Generalizada.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) cerca de 9,3% da população brasileira possui algum tipo de transtorno ansioso, por isso, é importante conhecer sobre os tipos de adoecimentos da ansiedade, pois sua incidência faz dela uma questão de saúde pública. O TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada, é caracterizado pela dificuldade de concentração, por atrapalhar o sono e pela preocupação excessiva. Os pensamentos automáticos que temos faz com que o paciente ansioso se mantenha em estado de alerta avaliando suas experiências de forma a superestimar as ameaças e subestimar sua capacidade de superá-la.

Grosso modo, o terapeuta cognitivo comportamental analisa junto com o paciente seus pensamentos a fim de identificarem possíveis distorções cognitivas que contribuem para o aparecimento dos sintomas ansiosos. Além disso, algumas atividades são realizadas com o intuito de o paciente se autoconhecer, saber lidar com suas emoções e assim fazer as pazes com os sentimentos que surgem ao longo da vida.

No vídeo abaixo explicamos com mais detalhes:

Se você deseja falar conosco ou está em busca de ajuda para si ou para alguém clique aqui. 

 

Maicon Moreira
Maicon Moreira
Psicólogo (CRP 05/54280), Doutorando e Mestre em Psicologia pela UFRRJ e Especialista em Psicoterapia Cognitiva. É leitor autodidata da obra do psiquiatra Carl Gustav Jung. Tem interesse nos seguintes temas: Psicoterapia Cognitiva, Psicologia Analítica, Violência Psicológica, Saúde Mental, Memória Social, e Formação do Masculino. Trabalha como psicoterapeuta utilizando abordagem integrativa em atendimentos Online (videoconferência).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale via WhatsApp